sábado, 14 de agosto de 2010

Você não é minha prô!

No meu último texto, escrevi sobre o quanto é difícil pra mim ter que deixar minha filha com outras pessoas e cuidar dos filhos de outras pessoas...mas agora a situação está um pouco melhor. Consegui que a Lara viesse estudar na mesma escola que eu leciono e isso me deu uma tranquilidade muito grande, porém, e sempre tem um porém, fiquei preocupada (que novidade!) com a reação dela diante da situação. Primeiro: ela já estava muito bem adaptada na antiga escola. Segundo: ela não ficaria na minha sala e me veria com outras crianças, sem poder ficar comigo. Mas, novamente, Lara me surpreendeu. Logo no primeiro dia, ela passou o dia tranquila e não veio me procurar nenhuma vez... é claro que antes disso, conversamos com ela, explicamos como seria etc, mas mesmo assim fiquei impressionada de ver como ela entendeu as coisas e soube separar. A ponto de um dia, na hora do lanche, que é um dos poucos momentos que nos vemos na escola, ela estava com a turminha dela e eu reparei que ela estava querendo chamar a professora...então, a mãe prepotente aqui foi perguntar: "você quer mais leite, mais pão, docinho?" e ela, na lata: "não, mamãe, estou chamando a minha prô, você não é minha prô! é ela que tem que pegar o lanchinho..."
Enfim, mais uma vez estou percebendo o quanto subestimamos as crianças, achando que elas são incapazes de entender situações, que na verdade, são difíceis para nós, não para elas...só o fato dela me ver na hora do lanche, ou quando passa na frente da minha sala, basta pra ela se sentir segura. Eu é que fico de botuca o tempo todo...querendo ver como ela se comporta, se comeu, se está fazendo amizades...mamãe, bobinha! (como ela mesma sempre me diz)
De qualquer forma, a experiência de tê-la mais perto de mim está me fazendo muito bem e espero que a ela também...vou continuar espiando o quanto puder, porque sei que daqui a alguns anos, isso não será mais possível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário