sábado, 3 de abril de 2010

Cabeça Costurada...

Dias atrás, Lara levou um tombo e cortou a cabeça...levou um ponto! Naquele desespero de socorrer e perceber o sangue escorrendo, Pai e Mãe: Pálidos e em Pânico! Aquela correria, a chave do carro, cadê, a carteirinha do convênio?... E Lara perguntando ao por a mão na cabeça... mamãe, o que isso?... É sangue Lara!!!...mas por quê?... porque você cortou a cabeça e tá saindo sangue... mas por quê?... onde nós vamos?...pro hospital, docinho!...no médico?...é...no doutor Moacir?...não, Lara, em outro médico... como ele chama?...não sei, Lara!...mas por quê?...por que o quê?...porque tenho que ir no médico?...por que sim! ...e lá vamos nós para o hospital em meio aos porquês dela...chegando lá, eu achando que ela ia ficar assustada, chorar...nada! Toda a Santa Casa de Cerquilho já sabe o seu nome, onde ela estuda, que ela tem uma amiga chamada Sofia, que também bateu a cabeça esses dias...enfim, o que era pra ser um susto, virou uma aventura! Nos dias seguintes, toda feliz só sabia dizer pra todos: olha a minha cabeça tá costurada! E eu tirei uma foto da minha cabeça! (se referindo ao raio X que o pai insistiu que tirassem se não ele não dormiria nunca mais...) E eu me afogando na eterna culpa materna...

Agora é engraçado lembrar da reação dela, dos porquês e tudo mais...mas é inevitável sentir uma culpinha por não ter conseguido evitar o tombo, e um sentimento horrível de impotência em perceber que não posso protegê-la de tudo...que a cada dia que passa fica mais difícil controlar o que acontece com ela. Perceber que sofrimento e dor chegam pra todos e é quase impossível evitar...é, mãe, ao contrário do que muitos acham, não pode tudo! Dói constatar que minha filha vai sentir dor, medo, angústia...mas, uma coisa eu sempre tive como certa, desde o dia em que descobri que estava grávida: antes de ser minha filha, ela é uma pessoa...e como tal, terá que viver tudo como qualquer pessoa, suas tristezas e alegrias, suas dores e delícias...e eu, como mãe e como pessoa, devo apoiá-la, ensiná-la, dar colo, encorajá-la, e protegê-la na medida do possível...

Mas que dói saber que eu não posso controlar tudo, isso dói!

A propósito....uma semana depois do corte, ainda com o ponto na cabeça...Lara caiu de novo e bateu o mesmo lugar da cabeça, jogando bola com o pai...só pra acabar de constatar a minha impotência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário